Receita de iogurte grego caseiro, fácil e rápido de fazer! Faça você mesmo!

Propaganda

Você já ouviu falar dos benefícios do iogurte em todo o lado, com certeza. Seja em artigos de revistas, comerciais de televisão e em dietas de emagrecimento.

 

E, de fato, ele fornece bactérias boas, que ajudam seu organismo e possuem alto valor nutritivo. E o melhor é que esses são alguns dos benefícios do iogurte! Verifique a lista que se segue:

  • se sofre de hipertensão, conte com ele para melhorar sua pressão arterial;
  • ele é uma ótima fonte de vitamina D e cálcio, e afasta doenças de ossos como a osteoporose;
  • torna a pele mais suave;
  • aumenta a sua imunidade, evitando o surgimento de gripes, por exemplo;
  • mantém sua barriguinha em boa forma;

Receitinha de iogurte grego caseiro

E, em vez de comprar no supermercado, você pode fazer o seu iogurte em casa, de forma mais econômica e ecológica. Assim, vai poupar o ambiente das embalagens. Vamos aprender?

Os ingredientes que vai precisar são os seguintes:

  • Iogurte natural integral: 1 pote;
  • Leite desnatado: 2 litros (0% de gordura);
  • Fermento lácteo: confira se já não tem na composição do iogurte.

Segue os passos para a confecção adequada do iogurte:

1. Numa panela, coloque o leite para ferver. Repare se começam a surgir bolhas nos cantos da panela. Controle com um termômetro se a temperatura está entre os 175ºC e os 180ºC. Caso crie nata no topo, remova-a.

2. Desligue o fogo e espere cerca de meia hora até atingir os 40ºC. Confira a temperatura com um termômetro culinário ou com o dedo mesmo (para fazer a medição com o dedo: se aguentar ficar com o dedo em contato com o leite por dez segundos, está bom).

3. Numa tigela, misture com metade do iogurte natural, juntamente com o fermento lácteo.

4. Tape a tigela e envolva-a numa toalha ou pano grosso. Coloque a tigela dentro do forno desligado ou em uma bolsa térmica por, no mínimo, 5 horas. Depois desse tempo, você vai reparar que a mistura está com um aspecto gelatinoso, que é o que deve ter. Assim, conseguiu fazer um iogurte convencional. Porém, se quiser um iogurte tipo grego, faça o último passo.

 5. Pegue num pano e coloque, bem esticado, na parte de dentro do escorredor de macarrão. Depois, o escorredor dentro de uma tigela. Preste bem atenção às medidas, pois nesse passo o soro do iogurte vai escorrer todo para a tigela então, certifique-se de que haverá espaço. Coloque o iogurte dentro do escorredor leve à geladeira por três ou quatro horas. Depois disso, está pronto para comer!

Dicas adicionais:

  • Para intensificar o sabor junte frutas ou especiarias como canela, por exemplo.
  • Pode usar leite de cabra em vez do de vaca.
  • Coloque uma gota de essência de baunilha e 200 ml de leite desnatado à temperatura ambiente na hora da mistura, para ficar mais consistente.

Coloque a mão na massa e experimente fazer esta receita! Com certeza irá gostar do resultado

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta