O que sua língua diz sobre sua saúde? Aqui estão algumas pistas

Propaganda

Você vê alguma coisa estranha no espelho? Não se preocupe, muito provavelmente você não tem nenhuma doença estranha na língua, mas é o sinal de outra coisa.

Língua vermelha morango

Ei, você precisa de vitaminas. Uma língua vermelha brilhante pode ser um sinal de que você precisa de vitamina B12. “A vitamina B12 e o ferro são necessários para o paladar maduro”, diz Naomi Ramer, diretora de patologia bucomaxilofacial do Hospital Mount Sinai.X

“Se você tem deficiência dessas vitaminas, você perderá papilas e sua língua ficará muito lisa”. Se estiver com deficiência de vitamina B12 , também terá outros sintomas, como fadiga, fraqueza, problemas de equilíbrio e falta de memória .

Em casos graves, essa perda de papilas gustativas pode causar dor ao comer coisas quentes. Vegetarianos são especialmente propensos à falta desta vitamina, como é encontrada em alguns tipos de carne. “Se você perceber que sua língua está vermelha e muito brilhante e leva uma dieta vegetariana, considere tomar suplementos”, diz Amanda Taylor, um otorrinolaringologista pediátrico na Fundação Médica Washington Township.

Língua com marcas marrons

Talvez isso signifique que você não tem a melhor higiene bucal. Uma língua com marcas marrons pode parecer repugnante, mas não é um grande problema. “Temos papilas, pequenas bolas na língua que crescem ao longo de nossas vidas”, explica Ada Cooper, dentista da American Dental Association.

As papilas geralmente diminuem devido a alimentos e bebidas, mas também crescem demais ou ficam descoloridas por conta de certos alimentos”. Isso pode causar mau hálito ou fazer com que você sinta estranheza em certos sabores.

“Geralmente, este tipo de marcas escuras na língua ocorre por causa de bebidas, como café ou chás escuros, mas também pode aparecer se você fuma ou se você tem má higiene bucal”, diz Jack Der-Sarkissian, médico de família no Kaiser Permanente, no sul da Califórnia.

“Pôr de lado o hábito que causa essa cor ou escovar a língua pode ser tudo o que você precisa fazer para que a cor do café desapareça.”

Língua com “queijo cottage”

Uma língua com marcas brancas semelhantes ao queijo cottage pode significar que você tem uma infecção causada pelo fungo chamado cândida. Geralmente, esses problemas estão relacionados ao consumo de antibióticos.

“Sua língua é um habitat natural para bactérias e fungos. Quando você toma antibióticos, que causam a morte de certas bactérias, você pode começar a abrigar fungos, aos quais os antibióticos não fazem nada “, diz o Dr. Taylor. Isso pode gerar alguma dor ou fazer com que você perceba certos sabores de maneira diferente, e também enfraquecer seu sistema imunológico.

Língua com rugas

Talvez você esteja ficando velho (sim, até a língua mostra a passagem da idade). Fissuras na língua geralmente não causam dor ou são causadas por problemas de higiene ou infecções. “Embora, de tempos a tempos, as infecções fúngicas possam ocorrer em pequenas fissuras”, diz o Dr. Ramer.

Pode ser que você sinta dor, que perceba um cheiro estranho ou que sinta alguma queimação.” Geralmente estas infecções podem ser tratadas com fungicidas. Dentaduras, por exemplo, também podem causar esse tipo de infecção. “Certifique-se de beber bastante água e ter uma boa higiene bucal em que você inclua escovar a língua”, diz o Dr. Der-Sarkissian.

Língua com manchas brancas

Algo está causando irritação. Marcas brancas na língua (chamadas leucoplasias) são causadas pelo crescimento excessivo das células. Elas geralmente aparecem nas línguas dos fumantes e podem estar ligados ao aparecimento do câncer. ” Se você fuma, estes são sinais de que seu corpo está começando a desenvolver lesões pré-cancerosas“, diz o Dr. Taylor.

Em muitos casos, a leucoplaquia pode ser revertida parando de fumar, o que impedirá que você tenha outras doenças na língua.

Você não fuma? “Estes círculos brancos também podem ser devido ao contato dos dentes com a língua “, diz o Dr. Cooper. “Mas se eles não forem embora em uma semana ou duas, é melhor você ir com o seu dentista.”

Língua com lesões vermelhas

Eles podem ser um sinal de câncer. Não os confunda com irritação, já que as lesões causadas por essa infecção desaparecem em duas semanas, enquanto esse outro tipo de lesão não desaparece e pode ser sinal de um problema sério. Consulte seu médico o mais rápido possível.

“Nós tendemos a pensar que o câncer de língua aparece em adultos e pessoas doentes”, diz o Dr. Taylor. “Mas se esses tipos de marcas aparecerem para você, você não deve acreditar que tudo está sob controle só porque você é jovem e saudável. Eu já vi câncer de língua mesmo em garotas de 17 anos.” Embora normalmente associemos esta doença ao uso do tabaco, o câncer pode ocorrer por outros motivos, como o HPV .

Consulte seu médico mesmo que não esteja te causando desconforto. Muitos tipos de câncer bucal não causam grande desconforto nos estágios iniciais.

Sensação de queimadura

Você pode ter passado pela menopausa ou pode estar usando a pasta de dentes errada. Se a sua língua arde e doe como se tivesse sido queimada, mas parece perfeitamente normal, pode ser devido a alterações hormonais. A síndrome da boca ardente pode acontecer com qualquer pessoa (afeta 15% da população), mas geralmente aparece mais nas mulheres do que nos homens. Não se sabe ao certo por que isso acontece, e isso pode afetá-lo por um bom período de tempo.

Algumas pessoas também sentem queimação na língua devido a uma reação alérgica a certos cremes dentais. Lauril sulfato de sódio ajuda a pasta a ter essa textura particular, mas pode causar alguma coceira. “Pode acontecer que esta reação apareça repentinamente, mesmo que você use a mesma pasta toda a sua vida”, diz o Dr. Taylor. “Experimente outra pasta que não tenha esse ingrediente, talvez ajude você com a sensação”.

Linguagem com vales e montanhas

Isso significa absolutamente nada. Ter uma língua única não significa que você tenha uma doença. A chamada “linguagem geográfica” é bastante comum e caracteriza-se por elevações e depressões no terreno da língua. Embora não doa, afeta 14% da população.

Não se sabe que é a causa, mas tem muito a ver com as papilas gustativas: “Às vezes, as papilas podem encolher, às vezes elas se regeneram e às vezes não”, diz o Dr. Taylor. A linguagem geográfica não requer tratamentos ou check-ups, mas se você sentir dor, então você deve ir a um médico para recomendar uma medicação ou uma pasta especial para você.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta