Esse chá acaba com a insônia, depressão, ansiedade, colesterol alto, má circulação e melhora a visão e a memória,

Propaganda

O manjericão é uma erva aromática rica em óleos essenciais, com propriedades antioxidante, sedativa, diurética, digestiva e antiespasmódica, que ajudam na prevenção e combate de vários problemas de saúde, como insônia, enfarte, pressão alta, gripes e resfriados.

De nome científico Ocimum basilicum, o manjericão é também conhecido como basilicão, alfavaca, manjericão doce, alfavaca doce e erva-real. Você encontra as folhas frescas ou secas do manjericão  em feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais. O uso da planta pode ser tanto na culinária, em molhos, saladas ou sucos, ou na medicina popular, sendo usado na forma de chás, banhos, cataplasmas ou óleos essenciais.

Antes da receita do chá de manjericão, vamos ver as potencialidades da planta.

#1. Tratamento de gripes, resfriados e bronquites

Os óleos essenciais antioxidantes encontrados no manjericão ajudam a relaxar os músculos dos pulmões, melhorar a respiração e aliviar a tosse nos casos de gripes, resfriados e bronquites.

Pelas suas propriedades anti inflamatórias e antimicrobianas, o manjericão é também eficaz no alívio da irritação pulmonar, ajudando a combater os vírus responsáveis por gripes e resfriados.

#2. Melhora a digestão

Pelas suas propriedades antioxidante e anti inflamatória, o manjericão protege e melhora as funções do fígado e também melhora a digestão. Por também ser anti-espasmódico, a planta ajuda a prevenir cólicas,  dores de estômago e o excesso de gases.

3. Prevenção e tratamento da pressão alta

O óleo essencial chamado eugenol contido na planta ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, prevenir e ajudar no tratamento da pressão alta. Por outro lado, os antioxidantes presentes na planta combatem os radicais livres no organismo que podem causar danos nas artérias.

4. Combate da ansiedade, depressão e insônia

Duas substâncias presentes no óleo essencial de manjericão, o geraniol e o linalol, atuam no sistema nervoso central e proporcionam relaxamento e melhora dos quadros de depressão, ansiedade e insônia.

5. Previne enfarte e aterosclerose

Os antioxidantes da planta ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim, o LDL” no sangue, e previnem doenças como enfarte, derrame e aterosclerose.

6. Trata feridas e picadas de insetos

Por causa de suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, o manjericão pode ser usado como cataplasma, e aplicado diretamente na pele, sendo muito eficaz no tratamento de feridas na pele e picadas de insetos.

7. Ajuda a perder peso

Como é um poderoso diurético, o manjericão ajuda a diminuir o excesso de líquidos no organismo, ajudando a perder peso.

8. Alivia enxaqueca

As propriedade relaxantes e anestésicas do óleo essencial de manjericão podem aliviar a enxaqueca quando inalado ou aplicado na pele.

9 . Trata aftas, dor de garganta e amigdalite

Pelas suas propriedades antioxidante, anti inflamatória e antimicrobiana, fazer chá, bochechos ou gargarejos ajuda a tratar aftas, gengivite, dor de garganta e amigdalite.

Receita do Chá

Você vai precisar de:

  • 10 folhas secas ou frescas
  • 1 xícara de chá de água fervente

Que fazer

Cobrir a xícara e deixar descansar de 5 a 10 minutos.

Suco de Manjericão com Manga

  • 8 folhas de manjericão fresco
  • 1/4 de manga
  • 3 cubos de gelo
  • 100 ml de água filtrada

Que fazer?

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta