Benefícios Da Folha De Abacate 🥑 🥑

Propaganda

BenefĂ­cios Da Folha De Abacate

 

Quando falamos em abacate, geralmente pensamos em uma fruta considerada uma fonte de gorduras saudáveis ​​e que aparece em receitas de guacamole e preparações de saladas. Mas vamos falar sobre outra parte do abacate – os benefícios da folha de abacate – e entender os benefícios associados ao chá de folha de abacate e como preparar a bebida.

 

6 BenefĂ­cios da Folha de Abacate

  1. Ação Antioxidante

Devido à presença de flavonóides e fenóis e seus componentes, as folhas do abacate também apresentam efeitos antioxidantes. Os flavonóides têm demonstrado efeitos anti-inflamatórios, antidiabéticos, anticoagulantes e anticâncer, e também podem proteger células e nervos da degeneração.

 

Os flavonóides são conhecidos por prevenir o dano oxidativo de moléculas biológicas, como DNA, lipídios e proteínas. Esse dano oxidativo está associado a doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares.

 

  1. Nutrientes das Folhas de Abacate

As folhas do abacate são compostas por minerais como magnésio, manganês, ferro, potássio, zinco, cálcio e fósforo. Além disso, cada 10 gramas de folhas de abacate contém 2,5 gramas de proteína.

 

  1. Combate a Ăšlceras

Para avaliar a atividade anti-ulcerosa das folhas de abacate, uma pesquisa realizada com o extrato aquoso de folhas mostrou que esse ingrediente pode produzir atividade anti-úlcera significativa em úlceras gástricas induzidas artificialmente em ratos, o que pode ser devido a fitoquímicos como flavonoides, saponinas e taninos presentes nas folhas de abacate.

 

Entretanto, essa atividade é classificada como dose-depentente, ou seja, a dose nela utilizada está diretamente relacionada à sua eficácia.

 

Novamente, o experimento foi conduzido em animais, não em humanos. Portanto, qualquer pessoa que sofra ou já teve úlceras deve consultar um médico antes de usar o chá de folha de abacate como medida preventiva.

 

  1. Auxílio ao Tratamento de Convulsões

A medicina tradicional africana apóia a ideia de que as folhas de abacate podem ser usadas para tratar epilepsia e convulsões em crianças.

 

O estudo de indução artificial de convulsões e tratamento de ratos com extrato de água de folha de abacate confirmou essa ideia. Isso porque o experimento concluiu que, na maioria dos casos, o extrato preveniu ou retardou as convulsões.

 

  1. O Chá de Folha de Abacate Emagrece?

Em vez de dizer que o chá de abacateiro emagrece, podemos argumentar que ele pode auxiliar o processo de perda de peso.

 

Estudos em ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol e tratados com extratos aquosos e metanĂłlicos de folhas de abacate mostraram que esse ingrediente ajuda a aumentar o metabolismo destrutivo da gordura no tecido adiposo.

 

Porém, como o experimento foi realizado em animais e não em humanos, não podemos garantir que os mesmos efeitos serão observados em humanos, certo?

 

O que sabemos é que o chá de folha de abacate é uma bebida diurética. Em outras palavras, promove a eliminação de líquido presente no corpo pela urina.

 

Isso permite que o chá ajude o corpo a evitar o inchaço causado pela retenção de líquidos no corpo. Só não pode exagerar na bebida e perder muita água, correndo o risco de ter uma desidratação.

 

Esses dados indicam que essa bebida pode ajudar a reduzir a aparência mais cheinha do corpo, mas não provam que o chá de folha de abacate por mágica ou sozinho reduza o peso. Quem quer e/ou precisa perder peso, além da prática regular de exercícios físicos para maximizar as calorias queimadas, deve seguir uma alimentação saudável, controlada, balanceada e nutritiva.

 

  1. Chá de Folha de Abacate para Infecção Urinária

O chá de folhas de abacate pode ser usado como um remédio natural para infecção urinária porque as folhas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-sépticas (antibacterianas).

 

É recomendável fazer um banho de imersão com o chá de camomila para lidar com a doença porque a erva aumenta a produção de urina e diminui o desconforto nas vias urinárias.

 

Nesse caso, também é importante pedir a um médico para verificar se o chá de folha de abacate e o banho de imersão com o chá de camomila e que outras ações devem ser tomadas para resolver o problema.

 

Contraindicações e Cuidados

Antes de consumir o chá de folha de abacate, vale a pena conferir com o médico se é prejudicial, principalmente para pessoas que sofrem de certas doenças, crianças, adolescentes e idosos.

 

As folhas de abacate devem ser evitadas por mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês.

 

Também é importante checar com o médico se o chá de abacateiro não pode interagir com algum medicamento que se esteja tomando. Por exemplo, as folhas do abacateiro já mostraram ter efeitos de diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

 

Portanto, se um diabético que já utiliza remédios para reduzir os níveis de açúcar no sangue resolver tomar também o chá, poderá sofrer com uma redução excessiva desses níveis.

 

Além disso, você deve consultar um profissional antes de usar bebidas para auxiliar qualquer tipo de tratamento. É o médico quem pode garantir que a bebida é realmente útil e não causará danos. Ao mesmo tempo, todas as outras orientações profissionais em relação ao tratamento também podem ser seguidas para que a saúde não seja ameaçada.

 

Você não deve beber mais do que duas xícaras de chá de folha de abacate por dia, e o tratamento caseiro não deve durar por mais de 10 dias, pois isso pode ser prejudicial.

 

Receita de Chá de Folha de Abacate

benefĂ­cios da folha de abacate

Ingredientes:

 

10 folhas de abacate;

1 litro de água;

Açúcar mascavo ou mel a gosto, opcional.

Modo de Preparo:

 

Colocar o litro de água dentro de uma panela de ferro ou de vidro, adicionar as 10 folhas de abacate e levar ao fogo;

Deixar ferver durante aproximadamente trĂŞs minutos e desligar o fogo. Tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos;

Coar, adicionar o açúcar mascavo ou mel a gosto, se assim desejar, e servir-se imediatamente.

O chá de folhas de abacate não pode ser mantido na geladeira por mais de 24 horas.

 

O ideal é beber o chá logo após o preparo, antes que o oxigênio do ar destrua seus ingredientes ativos. O chá costuma conservar substâncias importantes em até 24 horas após o preparo, mas depois disso a perda será grande.

 

Um cuidado preventiva básica para o chá de folha de abacate é lavar as folhas para evitar os efeitos nocivos dos fungicidas pulverizados sobre ele. Além disso, é importante garantir que as folhas selecionadas para o chá sejam de boa origem, de boa qualidade e não estejam infectadas ou estragas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta