Benef√≠cios Da Folha De Abacate ūü•Ď ūü•Ď

Benefícios Da Folha De Abacate

 

Quando falamos em abacate, geralmente pensamos em uma fruta considerada uma fonte de gorduras saud√°veis ‚Äč‚Äče que aparece em receitas de guacamole e prepara√ß√Ķes de saladas. Mas vamos falar sobre outra parte do abacate ‚Äď os benef√≠cios da folha de abacate ‚Äď e entender os benef√≠cios associados ao ch√° de folha de abacate e como preparar a bebida.

 

6 Benefícios da Folha de Abacate

  1. Ação Antioxidante

Devido √† presen√ßa de flavon√≥ides e fen√≥is e seus componentes, as folhas do abacate tamb√©m apresentam efeitos antioxidantes. Os flavon√≥ides t√™m demonstrado efeitos anti-inflamat√≥rios, antidiab√©ticos, anticoagulantes e antic√Ęncer, e tamb√©m podem proteger c√©lulas e nervos da degenera√ß√£o.

 

Os flavon√≥ides s√£o conhecidos por prevenir o dano oxidativo de mol√©culas biol√≥gicas, como DNA, lip√≠dios e prote√≠nas. Esse dano oxidativo est√° associado a doen√ßas cr√īnicas como c√Ęncer e doen√ßas cardiovasculares.

 

  1. Nutrientes das Folhas de Abacate

As folhas do abacate são compostas por minerais como magnésio, manganês, ferro, potássio, zinco, cálcio e fósforo. Além disso, cada 10 gramas de folhas de abacate contém 2,5 gramas de proteína.

 

  1. Combate a √ölceras

Para avaliar a atividade anti-ulcerosa das folhas de abacate, uma pesquisa realizada com o extrato aquoso de folhas mostrou que esse ingrediente pode produzir atividade anti-√ļlcera significativa em √ļlceras g√°stricas induzidas artificialmente em ratos, o que pode ser devido a fitoqu√≠micos como flavonoides, saponinas e taninos presentes nas folhas de abacate.

 

Entretanto, essa atividade é classificada como dose-depentente, ou seja, a dose nela utilizada está diretamente relacionada à sua eficácia.

 

Novamente, o experimento foi conduzido em animais, n√£o em humanos. Portanto, qualquer pessoa que sofra ou j√° teve √ļlceras deve consultar um m√©dico antes de usar o ch√° de folha de abacate como medida preventiva.

 

  1. Aux√≠lio ao Tratamento de Convuls√Ķes

A medicina tradicional africana ap√≥ia a ideia de que as folhas de abacate podem ser usadas para tratar epilepsia e convuls√Ķes em crian√ßas.

 

O estudo de indu√ß√£o artificial de convuls√Ķes e tratamento de ratos com extrato de √°gua de folha de abacate confirmou essa ideia. Isso porque o experimento concluiu que, na maioria dos casos, o extrato preveniu ou retardou as convuls√Ķes.

 

  1. O Ch√° de Folha de Abacate Emagrece?

Em vez de dizer que o ch√° de abacateiro emagrece, podemos argumentar que ele pode auxiliar o processo de perda de peso.

 

Estudos em ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol e tratados com extratos aquosos e metanólicos de folhas de abacate mostraram que esse ingrediente ajuda a aumentar o metabolismo destrutivo da gordura no tecido adiposo.

 

Porém, como o experimento foi realizado em animais e não em humanos, não podemos garantir que os mesmos efeitos serão observados em humanos, certo?

 

O que sabemos é que o chá de folha de abacate é uma bebida diurética. Em outras palavras, promove a eliminação de líquido presente no corpo pela urina.

 

Isso permite que o chá ajude o corpo a evitar o inchaço causado pela retenção de líquidos no corpo. Só não pode exagerar na bebida e perder muita água, correndo o risco de ter uma desidratação.

 

Esses dados indicam que essa bebida pode ajudar a reduzir a aparência mais cheinha do corpo, mas não provam que o chá de folha de abacate por mágica ou sozinho reduza o peso. Quem quer e/ou precisa perder peso, além da prática regular de exercícios físicos para maximizar as calorias queimadas, deve seguir uma alimentação saudável, controlada, balanceada e nutritiva.

 

  1. Chá de Folha de Abacate para Infecção Urinária

O chá de folhas de abacate pode ser usado como um remédio natural para infecção urinária porque as folhas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e anti-sépticas (antibacterianas).

 

√Č recomend√°vel fazer um banho de imers√£o com o ch√° de camomila para lidar com a doen√ßa porque a erva aumenta a produ√ß√£o de urina e diminui o desconforto nas vias urin√°rias.

 

Nesse caso, tamb√©m √© importante pedir a um m√©dico para verificar se o ch√° de folha de abacate e o banho de imers√£o com o ch√° de camomila e que outras a√ß√Ķes devem ser tomadas para resolver o problema.

 

Contraindica√ß√Ķes e Cuidados

Antes de consumir o chá de folha de abacate, vale a pena conferir com o médico se é prejudicial, principalmente para pessoas que sofrem de certas doenças, crianças, adolescentes e idosos.

 

As folhas de abacate devem ser evitadas por mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês.

 

Tamb√©m √© importante checar com o m√©dico se o ch√° de abacateiro n√£o pode interagir com algum medicamento que se esteja tomando. Por exemplo, as folhas do abacateiro j√° mostraram ter efeitos de diminui√ß√£o dos n√≠veis de a√ß√ļcar no sangue.

 

Portanto, se um diab√©tico que j√° utiliza rem√©dios para reduzir os n√≠veis de a√ß√ļcar no sangue resolver tomar tamb√©m o ch√°, poder√° sofrer com uma redu√ß√£o excessiva desses n√≠veis.

 

Al√©m disso, voc√™ deve consultar um profissional antes de usar bebidas para auxiliar qualquer tipo de tratamento. √Č o m√©dico quem pode garantir que a bebida √© realmente √ļtil e n√£o causar√° danos. Ao mesmo tempo, todas as outras orienta√ß√Ķes profissionais em rela√ß√£o ao tratamento tamb√©m podem ser seguidas para que a sa√ļde n√£o seja amea√ßada.

 

Você não deve beber mais do que duas xícaras de chá de folha de abacate por dia, e o tratamento caseiro não deve durar por mais de 10 dias, pois isso pode ser prejudicial.

 

Receita de Ch√° de Folha de Abacate

benefícios da folha de abacate

Ingredientes:

 

10 folhas de abacate;

1 litro de √°gua;

A√ß√ļcar mascavo ou mel a gosto, opcional.

Modo de Preparo:

 

Colocar o litro de √°gua dentro de uma panela de ferro ou de vidro, adicionar as 10 folhas de abacate e levar ao fogo;

Deixar ferver durante aproximadamente três minutos e desligar o fogo. Tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos;

Coar, adicionar o a√ß√ļcar mascavo ou mel a gosto, se assim desejar, e servir-se imediatamente.

O ch√° de folhas de abacate n√£o pode ser mantido na geladeira por mais de 24 horas.

 

O ideal √© beber o ch√° logo ap√≥s o preparo, antes que o oxig√™nio do ar destrua seus ingredientes ativos. O ch√° costuma conservar subst√Ęncias importantes em at√© 24 horas ap√≥s o preparo, mas depois disso a perda ser√° grande.

 

Um cuidado preventiva básica para o chá de folha de abacate é lavar as folhas para evitar os efeitos nocivos dos fungicidas pulverizados sobre ele. Além disso, é importante garantir que as folhas selecionadas para o chá sejam de boa origem, de boa qualidade e não estejam infectadas ou estragas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta