Pudim coroa de rainha

Propaganda

 

Você já teve a oportunidade de apreciar a sobremesa conhecida como pudim coroa da rainha? Trata-se de uma iguaria deliciosa, de fácil confecção, que certamente causará uma impressão marcante em seus convidados.

A elaboração do pudim coroa da rainha envolve a combinação de leite condensado, ovos e leite, cuja cocção é realizada em banho-maria e posteriormente complementada por uma generosa camada de caramelo.

O toque distintivo desta sobremesa é a decoração que a envolve, composta por frutas cristalizadas, como cerejas, abacaxi, figo e laranja, dispostas de maneira a criar uma deslumbrante coroa.

Esta criação culinária é particularmente indicada para celebrações especiais, como aniversários e festas, oferecendo uma experiência gastronômica que é simultaneamente doce e revigorante.

Com origens que remontam a Portugal e sua posterior introdução no Brasil por imigrantes, o pudim coroa da rainha possui uma história intrigante que se desenrola no século XVIII.

A lenda narra a predileção do rei D. João V de Portugal por doces, levando-o a solicitar à sua cozinheira uma versão única de pudim.

A mente criativa da cozinheira fez uso do então inovador leite condensado, introduzido pelos holandeses, e acrescentou frutas cristalizadas para aprimorar tanto o sabor quanto a apresentação.

O resultado desse experimento culinário foi tão bem recebido pelo rei que ele decidiu presentear sua esposa, a rainha D. Maria Ana de Áustria.

Em homenagem à rainha consorte, o doce foi nomeado pudim coroa da rainha, consolidando assim sua identidade única e sua tradição gastronômica distintiva.

Este relato fascinante adiciona uma camada especial de significado à experiência de saborear esta deliciosa sobremesa.

Ingredientes do pudim coroa de rainha 🍮

1 lata de leite condensado 🥛

3 ovos 🥚

2 xícaras de leite 🥄

1 xícara de açúcar 🍚

1/4 de xícara de água 💧

Frutas cristalizadas a gosto 🍒🍍

O modo de preparo é o seguinte:

Em uma panela, leve o açúcar e a água ao fogo médio, mexendo até dissolver. Deixe cozinhar sem mexer até formar uma calda dourada.

Despeje a calda em uma forma de buraco no meio, espalhando bem pelo fundo e pelas laterais. Reserve.

No liquidificador, bata o leite condensado, os ovos e o leite até ficar homogêneo.

Despeje a mistura na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 40 minutos ou até firmar.

Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

Desenforme o pudim em um prato grande e decore com as frutas cristalizadas, formando uma coroa em volta dele.

Sirva gelado ou em temperatura ambiente. 🍰

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta