Consumir ovo diariamente ajuda no bom funcionamento do cérebro, coração e muito mais

Consumir ovo diariamente ajuda no bom funcionamento do cérebro, coração e muito mais

Evitar o consumo de ovos para baixar o colesterol não faz sentido, dizem os especialistas

Ovo é considerado uma proteína completa e importante para saúde do coração, do cérebro e dos músculos

O ovo foi injustamente acusado de aumentar o colesterol durante muitos anos. Quem sofria de colesterol alto era imediatamente proibido de comer ovos ou receitas que levasse ovos. Mas a ciência evoluiu e concluiu que isso não era realmente verdade. Hoje os ovos são considerados alimentos importantes para a composição de uma dieta saudável.

Alimento presente na dieta diária de atletas e praticantes de atividade física, o ovo fornece muita proteína para a construção muscular e muitos nutrientes benéficos para a saúde.

Consumir ovos não aumenta as taxas de colesterol no sangue

Atualmente sabe-se que o colesterol tem funções importantes no corpo humano, ele não é nenhum vilão. A deficiência de colesterol impede a boa produção dos hormônios sexuais, incluindo o estrógeno, a progesterona, o androgênio e a testosterona. É também importante na formação da vitamina D e da serotonina, o hormônio associado ao bem-estar.

Alimentos como frituras, embutidos (presunto, salame, mortadela, salsicha etc), carnes gordas, salgadinhos de pacote e queijos amarelos gordos aumentam a taxa de colesterol ruim, enquanto os ovos não produzem o mesmo efeito.

Nutrientes essenciais presentes nos ovos:

1. Vitaminas

Contém grandes quantidades de vitaminas A, D e E, importantes para a saúde ocular, dos ossos e para a proteção e regeneração dos tecidos.

2. Colina

Pertence à família da vitamina B e tem ação fundamental no bom funcionamento do cérebro e de todo o sistema nervoso. Controla a frequência cardíaca e o perfeito funcionamento dos músculos. Também é fundamental na dieta das gestantes, pois ajuda na formação do cérebro do bebê.

3. Luteína e zeaxantina

Antioxidantes poderosos que protegem a saúde dos olhos contra raios nocivos. Atua também na regeneração do tecido ocular.

4. Aminoácidos essenciais

Considerado uma proteína completa, possui em quantidades equilibradas todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois participam em uma série de reações químicas e biológicas.

5. Aumento da saciedade e controle do peso

Devido ao seu conteúdo de gorduras, o ovo mantém a fome sob controle e ajuda na perda de peso. Experimente trocar o pão com manteiga por um pão com ovo e a fome demorará mais tempo para aparecer.

6. Rico em albumina: proteína que aumenta a formação de massa muscular

Com maior porcentagem de músculos no corpo, seu metabolismo aumenta e você queima mais calorias do que o normal. Mais um ponto para a perda de peso!

Fique por dentro das recentes descobertas da ciência e não se engane mais, tirar o ovo da sua alimentação não traz vantagem alguma. Acredite!

Claudia

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: