6 alimentos que afinam a barriga e desincham o corpo, segundo nutri das famosas

Propaganda
  1. Água de coco
    “Rica em potássio, a água de coco ajuda a eliminar o excesso de líquidos”, conta a nutricionista. E não para por aí: a bebida contém uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. “Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral”, diz o nutrólogo Wilson Rondo Junior.

  2. Couve
    Patricia destaca que a couve é uma ótima fonte de magnésio e potássio, que “neutraliza o efeito do sódio nas refeições”, diz ela. A couve faz parte da família das crucíferas, que contêm pigmentos antioxidantes que previnem doenças crônico-degenerativas, incluindo o câncer, visto que essas substâncias induzem enzimas que favorecem ações anticarcinogenesis. “A couve é uma boa fonte de minerais como ferro, que ajuda a prevenir a anemia, fósforo, importante para os músculos e ossos, cobre, que ajuda na absorção de ferro, manganês e selênio, necessário para a tireoide e também um poderoso antioxidante”, diz o nutrólogo Durval Ribas.

  3. Melão
    Gosta de frutas? Saiba que o melão é uma ótima opção para eliminar líquidos. “Ricos em água, têm ação diurética”, ressalta a nutricionista. Isso porque a polpa dessa fruta é bem carnosa e suculenta, contendo grande quantidade de água (cerca de 90%). Contém quantidades razoáveis de cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Além de contar com várias vitaminas: A para proteger a visão e C, que age contra infecções. Na hora de comprar, dê preferência aos de casca firme, cor viva e sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Cada 100g de melão possui aproximadamente 30 calorias.

  4. Salsa
    “Com efeito diurético, pode ser polvilhada sobre risotos e carnes”, diz Patricia. A salsa também possui flavonóides que agem como antioxidantes naturais. Isso significa que eles são capazes de neutralizar os radicais livres antes que possam causar danos às células. A salsa ainda é fonte de ácido fólico, uma vitamina que ajuda a reduzir risco de câncer e aterosclerose. A vitamina K, que ajuda a regular a capacidade de coagulação do sangue também está presente na salsa.

  5. Pepino
    Este é mais um item com um alto poder de hidratação para o corpo. “Composto por 96% de água, ajuda a eliminar as toxinas, assim como o sódio”, afirma a especialista. Muita gente acha que o pepino é indigesto, mas a nutricionista Samidayane Guerra explica como evitar qualquer desconforto: “O ideal seria consumir o pepino com a casca bem higienizada, pois as enzimas que auxiliam na digestão da parte branca do pepino se encontram na casca, que geralmente jogamos fora, então a pessoa ‘lembra’ o pepino o restante do dia”, destaca.

  6. Salsão
    “Possui propriedades diuréticas naturais que ajudam a controlar pressão alta e o inchaço”, afirma Patricia. O salsão pode ser incluído em saladas no almoço e no jantar, ou até mesmo em sucos pela manhã.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta