7 Receitas com tapioca granulada simplesmente deliciosas

Com esse tipo de tapioca dá para fazer pudim, vários tipos de bolo, dadinhos, pão de queijo e sanduíche quente

O que é tapioca granulada?

Para fazer aquela tapioca clássica, que você coloca na frigideira e forma um disco para depois rechear, não se usa a tapioca granulada. Para essa receita você vai comprar a goma fresca de mandioca, pois a ideia é que fique mais macio, fácil de cortar no prato.

A tapioca granulada, como o nome já diz, são grãozinhos bem pequenos e irregulares, mais durinhos, que precisam ser hidratados para usar em receitas de bolo, pudim e cuscuz, por exemplo.

Ela é um subproduto da goma de mandioca, cujo processo de produção consiste em colocá-la em um tacho quente e remexer até secar e endurecer. É com esse tipo de tapioca granulada que você vai aprender a cozinhar agora. Veja as receitas.

Receitas com tapioca granulada

Você pode usar a tapioca granulada para fazer receitas doces e salgadas, para servir no café da manhã, nos lanches, como petisco ou sobremesa.

1. Dadinhos de tapioca

Os dadinhos estão bem famosos para servir como petisco. Veja como fazer a receita tradicional, do chef Rodrigo Oliveira do restaurante Mocotó, com o toque do Mohamad Hindi, como ele ensina no vídeo abaixo. A receita leva tapioca granulada, queijo coalho, leite integral, sal e pimenta.

2. Pudim de tapioca granulada com leite condensado

Esse pudim não precisa ir ao forno. A receita leva tapioca granulada, açúcar, leite de vaca, leite de coco, coco ralado e leite condensado. Já dá para imaginar a delícia que fica essa mistura de sabores. Agora, veja como é que se faz, nesse vídeo do canal Mundo das Receitas – Luisa Tonelli:

3. Cuscuz de travessa

Esse é um cuscuz diferente, que tem uma certa semelhança com a receita anterior, mas é outra opção de sobremesa para fazer em casa. Não vai ao fogo nem ao forno, serve na travessa e tem um aspecto simplesmente irresistível. Veja como fazer, seguindo todas as dicas do canal Receitas da Cris:

4. Bolo de tapioca com leite Ninho

São muitas variações de receita para fazer com ingredientes parecidos. Esse bolo também é tipo o pudim, sem forno, só que tem o diferencial de sabor e textura do leite Ninho, que é usado em pequena quantidade, mas faz toda a diferença. Veja todo o preparo, como ensina a Isamara Amâncio:

5. Bolo fitness de tapioca

Já esse bolo é diferente, pois vai ao forno e leva ingredientes que são mais amigos da dieta, para comer sem culpa. É feito com tapioca granulada, leite de coco, leite desnatado, ovos, coco ralado sem açúcar, uma opção de açúcar mais saudável e fermento. Veja como ele é feito pela Drika Oliveira:

6. Pão de queijo com tapioca granulada

Tapioca combina demais com queijo, então não poderia faltar uma receita de pão de queijo feita com ela. Você vai precisar da tapioca, de leite, polvilho doce, queijo muçarela ralado, sal, ovo, parmesão ralado e azeite. Veja o passo a passo do canal Cook’n Enjoy:

7. Misto quente

Essa receita também é do canal Cook’n Enjoy, e é aquele lanche rápido, simples e perfeito para quando você quer só um misto quente, mas não quer comer pão. O sabor é tipo um pão de queijo recheado de sanduicheira. Veja, no vídeo, o que vai precisar e como fazer:

Comments

comments

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta