Esse chá acaba com a depressão, ansiedade, colesterol alto, má circulação e combate o cansaço, a enxaqueca e a acne

Propaganda

Propaganda

O manjericão é das ervas aromáticas mais populares e utilizadas nas cozinhas brasileiras, principalmente na culinária de origem italiana, que tem forte presença no Brasil.

Mas é bem provável que você desconheça as suas propriedades medicinais, que são inúmeras.

O chá das folhas do manjericão pode ser um importante remédio de cura da depressão, insônia, ansiedade, má circulação sanguínea, colesterol alto, problemas de memória e visão.

O manjericão possui propriedades analgésicas e antissépticas, ajuda na cicatrização, desinflama aftas, ativa o sistema imunológico, ajuda a diminuir a febre e é também eficaz na cura da faringite e laringite. O consumo da planta também combate o cansaço, a enxaqueca e a acne.

Mas, antes do chá milagroso, vamos falar um pouco das muitas utilidades da planta.

Saiba como utilizar o manjericão

Na culinária, o manjericão combina bem com massas, molhos, sopas, carnes, saladas, comida vegana e vegetariana. Ainda é possível fazer drinques, chás e sucos detox. Além do uso culinário, é possível usar o manjericão em xaropes, cremes, tinturas, pomadas e loções.

Você já tentou bater o manjericão com azeite e alho no liquidificador para temperar os alimentos?

Cultivando  o manjericão em casa

Para cultivar o manjericão em casa, não é preciso muito espaço nem possuir uma horta. Qualquer vasinho com solo naturalmente fertilizado serve para essa planta crescer bastante, basta deixá-la exposta ao sol. O manjericão cresce muito bem no verão. Para fazer o manjericão crescer de maneira saudável, uma dica importante é sempre cortar as flores.

Vamos ao chá

As folhas frescas ou desidratadas do manjericão são facilmente encontradas nas feiras livres, nos supermercados ou lojas de produtos naturais. Rende bastante e é uma planta barata.

Para fazer o chá de manjericão, basta colocar 10 folhas frescas ou secas da planta em uma xícara de chá de água fervente. A seguir, tampar e deixar repousando por 5 a 10 minutos. Passado esse tempo, você vai coar o chá e beber até três vezes ao dia.

Uma dica legal é o banho de imersão para combater as doenças acima mencionadas. Dilua 18 gotas de óleo essencial de manjericão em 3 colheres de sopa de leite ou leite vegetal, coloque na banheira e relaxe nessa água por 20 minutos.

Você pode também optar pelo suco de manjericão com manga. Os ingredientes são os seguintes:

* 8 folhas de manjericão
* 1/4 de manga
* 100 ml de água filtrada
* 3 cubos de gelo

Modo de preparo

Lavar e picar as folhas de manjericão, a seguir fazer o mesmo com a manga.

Colocar a manga e o manjericão picados no liquidificador, acrescentar a água e bater bem. Servir com gelo.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta