Xarope de abacaxi: Possui ação expectorante, anti-inflamatória, combate a bronquite, gripes e resfriados

Propaganda

 

O abacaxi é um fruto tropical que pertence a família das Bromeliaceae, a mesma das bromélias e que também é conhecido como ananás.

Este fruto é muito apreciado e é usado nas mais diversas receitas, além de ser bastante saboroso, o abacaxi também possui propriedades medicinais.

 

Neste artigo você vai encontrar a receita de um xarope natural que leva dois ingredientes que possuem propriedades medicinais.

 

O xarope de abacaxi com mel é a união entre dois alimentos naturais nutritivos e que oferecem vários benefícios para a saúde.

 

PUBLICIDADE

O abacaxi é fonte de bromelina e oferece propriedades anti-inflamatórias que auxilia no alívio da tosse, além de combater as infecções que possivelmente podem surgir na região da garganta que são muito comuns em episódios de gripes e resfriados.

 

O mel entra com a ação calmante dos tecidos que revestem a garganta e atua como um agente que ameniza a dor. A propriedade mucolítica presente no mel faz com que o muco presente nas vias respiratórias seja dissolvido e por isso atua como um eficaz expectorante.

 

PUBLICIDADE

O mel é um alimento que possui várias propriedades medicinais e é amplamente usado na fabricação de medicamentos.

 

PUBLICIDADE

A união do abacaxi que é rico em vitamina C e do mel que possui ação antibacteriana e antiviral, reduzem a irritação das vias aéreas e a tosse. O xarope de abacaxi e mel também é fonte de vitaminas A e C, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.

 

Xarope de abacaxi com mel

Ingredientes:

½ abacaxi;

200 ml de mel puro.

Modo de preparo:

Descasque o abacaxi, reserve a metade para fazer o xarope, corte em cubinhos pequenos, inclusive o miolo do fruto que é fonte de bromelina. Coloque em uma panela de preferência esmaltada ou de vidro e leve ao fogo médio.

Não é necessário adicionar água ao abacaxi, tampe o recipiente e deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos, fique atenta para não queimar.

Após os 15 minutos de cozimento, adicione o mel e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Mexa sempre, desligue o fogo e aguarde esfriar.

Guarde o xarope em um vidro higienizado e com tampa, coloque todo o xarope no recipiente inclusive os pedacinhos do abacaxi.

Como consumir

 

PUBLICIDADE

Ingira uma ou duas colheres de sopa do xarope diariamente. Conserve na geladeira por até dois meses.

 

OBS: Crianças menores de 2 anos não devem consumir este xarope.

 

Via: curapelanatureza.com.br

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta