Faça você mesmo: aprenda a fazer sabão em barras caseiro!

Propaganda

O sabão é um produto de limpeza muito utilizado em todo o mundo, mas você sabia que pode fazer o seu próprio sabão em barras em casa?

Além de ser uma opção mais econômica, você também pode escolher os ingredientes que irá utilizar e garantir um produto mais natural e sustentável. Neste guia, vamos ensinar como fazer sabão em barras caseiro de forma simples e eficiente.

Antes de começar, é importante lembrar que a fabricação de sabão em barras envolve o uso de soda cáustica, um produto químico corrosivo que requer cuidados especiais durante o manuseio.

É recomendável utilizar luvas e óculos de proteção e fazer a receita em um ambiente bem ventilado.

Ingredientes

1 kg de óleo de cozinha usado

140 g de soda cáustica

350 ml de água

50 ml de essência de sua preferência (opcional)

Forma de silicone para sabão

Mostrar Modo de Preparo

Modo de preparo
Coloque a soda cáustica em um recipiente de plástico e adicione a água aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau até que a soda esteja completamente dissolvida. Cuidado, pois essa mistura pode esquentar bastante.

Em seguida, coloque o óleo de cozinha usado em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando estiver morno, adicione a mistura de soda cáustica e água e mexa bem até que fique homogêneo.

Se quiser adicionar essência, agora é o momento de colocá-la e mexer novamente.

Despeje a mistura na forma de silicone para sabão e deixe descansar por 24 horas em um local arejado.

Depois desse tempo, desenforme o sabão e corte em barras do tamanho que preferir. Deixe as barras secarem por pelo menos mais 24 horas antes de usar.

E pronto! Agora você tem o seu próprio sabão em barras caseiro, feito com ingredientes naturais e de forma sustentável. Lembre-se de armazená-lo em um local seco e protegido da umidade para aumentar sua durabilidade.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta