Pão de mandioquinha bem fofinho e macio uma delícia para o café da manhã ou lanche da tarde

Propaganda

 

Para fazer pão de mandioquinha vamos precisar de água bem gelada, mandioquinha cozida “no vapor” e espremida, farinha de trigo, açúcar, margarina, ovos, fermento biológico fresco, leite em pó e sal. Vamos primeiramente misturar os ingredientes secos do pão de mandioquinha, e em seguida acrescentar o restante e em seguida sovar muito bem por cerca de 10 minutos até atingir uma massa lisa, úmida e homogênea. Teremos que seguir corretamente o passo a passo da modelagem do pão de mandioquinha, respeitar o tempo de fermentação, para que o resultado da receita seja perfeito. Depois disso, iremos assar o pão de mandioquinha em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos. Vamos retirar do forno, e saborear essa delícia de pão de mandioquinha dos deuses!

RECEITA da receita de pão de mandioquinha

300 ml de água bem gelada

½ kg de mandioquinha cozida no vapor e espremida

1 Kg de farinha de trigo

½ xícara(chá) de açúcar

½ xícara (chá) de margarina

2 ovos

60 gramas de fermento biológico fresco

6 colheres(sopa) de leite em pó

1 colher(sopa) de sal

1 ovo inteiro batido para pincelar

Publicidade

Modo de preparo

Dica: é importantíssimo cozinhar a mandioquinha no vapor, não cozinhe em água, pois vai acumular mais liquido e a receita vai dar errado.

Uma tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar e o sal. Misture bem para homogeneizar.

Transfira essa mistura de secos sobre uma bancada, e faça uma cova central. Dissolva o fermento biológico fresco em ½ xícara de água fria, e adicione na cova dos secos.

Em seguida acrescente os ovos, a mandioquinha espremida e a margarina. Misture tudo muito bem, adicionando a água gelada, aos poucos, e sovando bem a cada adição.

Muito cuidado ao adicionar água demais, porque a mandioquinha já contem água, se você colocar água demais a massa vai pedir mais farinha, dai a receita vai desandar.

Sove bem a massa por cerca de 10 minutos, dosado bem a água, até obter uma massa lisa, homogênea, úmida ao toque, e que não grude muito nas mãos.

Modele uma bola de massa, pincele levemente com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por 10 minutos.

Depois desse tempo, divida a massa em porções de 60 gramas e modele bolinhas numa bancada levemente untada com óleo.

Se preferir fazer o pão em tamanho maior, separe então uma porção de 600 gramas de massa.

Abra com um rolo, deixando um lado mais largo que o outro e enrole como rocambole iniciando da ponta menor, vedando bem a finalização.

Disponha as bolinhas numa assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas porque irá crescer, e o pão maior coloque numa forma para pão ( 26 cm x 10 cm) untada e enfarinhada.

Cubra com um pano e deixe fermentar por cerca de 35 minutos. De preferencia dentro do forno desligado.

Pincele os pães com o ovo inteiro batido, e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos ou até ficar corado, não queimado.

Retire do forno e se delicie com esse espetáculo de pão de mandioquinha!

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta