Dieta da batata-doce para emagrecer: como funciona e qual o cardápio

Além de deliciosa e versátil no preparo, a batata-doce é uma riquíssima fonte de nutrientes para a saúde

 

Benefícios da batata-doce para a saúde

A batata-doce é um alimento recomendado pelos nutricionistas para qualquer tipo de dieta, mesmo as dietas low carb em que o objetivo é emagrecer reduzindo o consumo de carboidratos.

Então, em primeiro lugar, é importante saber que nunca se deve eliminar por completo os carboidratos do cardápio, pois eles são macronutrientes essenciais para a geração de energia do corpo. O que se deve fazer para evitar ficar com fome o tempo todo e acabar comendo demais é escolher os carboidratos de melhor qualidade, como a batata-doce.

Esse tipo de batata contém vitaminas A, B, C, E e K, além de fósforo, magnésio, potássio, ferro e cálcio. Seus antioxidantes são muito eficientes no combate aos radicais livres que danificam células sadias.

No sentido do emagrecimento, ela também é rica em fibras, com isso, demora mais para ser digerida, mantendo a saciedade por mais tempo. Além do mais, é uma boa auxiliar para o controle da glicose no sangue, evitando os picos de açúcar que fazem a fome voltar mais rapidamente.

Ela contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, desintoxica o organismo, protege o estômago, ajuda a aumentar a massa magra mais rapidamente e também ajuda na prevenção de doenças crônicas.

Mas, para obter todos esses benefícios, não adianta apenas comer a batata-doce de vez em quando. É preciso praticar uma dieta saudável, como a dieta da batata-doce que vai conhecer a seguir.

A dieta da batata-doce funciona?

Sim, essa dieta funciona quando é feita da forma correta. Ou seja, quando você começa o seu processo de perda de peso agendando uma consulta com um nutricionista. Esse profissional fará uma avaliação completa da sua saúde por meio de exames, conversará sobre o seu estilo de vida, suas limitações e objetivos. Somente depois de saber tudo isso é que o nutricionista irá elaborar um cardápio feito especialmente para você. Esse é o primeiro passo  para o sucesso do emagrecimento.

Então, é bem provável que no seu novo cardápio contenha batata-doce, mas você vai notar que ela estará recomendada em determinadas refeições do dia, como no almoço e no lanche antes do seu exercício físico, já que ela é uma ótima fonte de energia para você aguentar firme durante todo o exercício.

Além do mais, a batata-doce irá aparecer no seu cardápio junto de outros alimentos saudáveis e que estimulam a absorção dos nutrientes que a batata tem a oferecer. Veja, a seguir, um modelo de cardápio para praticar a dieta de forma eficiente.

Cardápio

Esse cardápio serve de modelo para você ter ideia dos tipos de alimentos que pode combinar em uma mesma refeição, além de ter opções para variar o cardápio da semana, evitando que fique enjoativo.

Refeições para café da manhã

  • Opção 1: Leite desnatado + 3 torradas integrais com margarina sem sal
  • Opção 2: Iogurte desnatado + 30 g de cereais integrais com aveia
  • Opção 3: Leite desnatado com café + 1 pão integral com creme de ricota

Refeições para lanche da manhã

  • Opção 1: 2 fatias de mamão + 2 colheres de aveia
  • Opção 2: 1 xícara de chá verde + 1 maçã
  • Opção 3: 1 copo de suco verde de couve + 3 castanhas

Refeições para almoço ou jantar

  • Opção 1: Salada de atum, ovo cozido, acelga, tomate, cenoura ralada, berinjela e milho + 1 laranja
  • Opção 2: 2 rodelas de batata doce + 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 posta de peixe cozido + salada de legumes refogados no azeite + 4 morangos
  • Opção 3: 4 rodelas de batata doce + 2 filés de frango grelhado com molho de tomate + salada verde crua + 1 fatia de melancia

Refeições para lanche da tarde

  • Opção 1: 1 iogurte desnatado + 1 pão integral com requeijão light
  • Opção 2: Vitamina de mamão com 1 colher de sopa de linhaça
  • Opção 3: 1 xícara de chá de hibisco + 1 tapioca fina com queijo

Lembre-se que o modelo perfeito para você só pode ser recomendado por um nutricionista e somente depois de ele conhecer todo o seu histórico de saúde, estilo de vida e objetivos.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta