Empadinha Com Massa De Guaraná: 10 Dicas Para Fazer Essa Delícia

Propaganda

A empadinha com massa de guaraná é uma receita diferente e deliciosa, que surpreende pelo seu sabor e pela sua textura. A massa leva refrigerante de guaraná na sua composição, o que deixa a empadinha mais macia e crocante ao mesmo tempo. O recheio pode ser de frango, palmito, queijo, carne seca ou o que você preferir. Essa receita é perfeita para servir em festas, lanches ou como entrada.

Neste texto, você vai aprender como fazer essa empadinha maravilhosa, além de conhecer um pouco da sua história, os benefícios dos seus ingredientes, as melhores formas de servir e outras receitas que harmonizam com ela. Ficou com vontade de experimentar? Então, continue lendo e descubra tudo sobre a empadinha com massa de guaraná.

A origem da empadinha com massa de guaraná
A empadinha com massa de guaraná é uma receita brasileira, que tem como inspiração a empada portuguesa, que é um salgado feito com massa podre, recheada com carne, peixe ou legumes. A empada portuguesa chegou ao Brasil com os colonizadores, e logo se adaptou aos ingredientes e aos paladares locais, dando origem à empadinha brasileira, que é menor e mais variada no recheio.

Continua após a publicidade..
A empadinha com massa de guaraná é uma invenção mais recente, que surgiu no final do século XX, quando o refrigerante de guaraná se popularizou no país. O guaraná é uma fruta típica da Amazônia, que tem propriedades estimulantes e energéticas. O refrigerante de guaraná é feito com o extrato da fruta, açúcar, água e gás carbônico, e tem um sabor doce e refrescante.

A ideia de usar o refrigerante de guaraná na massa da empadinha foi de uma cozinheira criativa, que quis dar um toque especial ao salgado. O refrigerante de guaraná ajuda a deixar a massa mais leve, macia e crocante, além de dar um sabor suave e adocicado. A empadinha com massa de guaraná fez sucesso, e se espalhou por várias regiões do Brasil, sendo encontrada em padarias, lanchonetes e festas.

Continua após a publicidade..
Os ingredientes da empadinha com massa de guaraná
Para fazer a empadinha com massa de guaraná, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para a massa:
500 g de farinha de trigo
250 g de margarina
1 colher de chá de sal
1/2 lata de refrigerante de guaraná
Para o recheio:
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
300 g de peito de frango cozido e desfiado
2 tomates picados
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 gema para pincelar
O modo de preparo da empadinha com massa de guaraná
Para fazer a empadinha com massa de guaraná, siga os passos abaixo:

Para a massa:
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a margarina e o sal, até formar uma farofa.
Adicione o refrigerante de guaraná aos poucos, e amasse com as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea.
Embrulhe a massa em filme plástico, e leve à geladeira por 30 minutos, para descansar.
Para o recheio:
Em uma panela, aqueça o óleo, e refogue a cebola e o alho, até ficarem macios.
Junte o frango desfiado, os tomates, as azeitonas, o cheiro-verde, o sal e a pimenta-do-reino, e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar.
Dissolva a farinha de trigo no leite, e acrescente ao recheio, mexendo bem, até engrossar.
Desligue o fogo, e deixe o recheio esfriar um pouco, antes de usar.
Para a montagem:
Abra a massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada, e corte círculos do tamanho das forminhas de empada.
Forre as forminhas com a massa, deixando uma borda para fechar.
Coloque uma colher de sopa de recheio em cada forminha, e cubra com outro círculo de massa, apertando as bordas para selar.
Pincele a gema sobre as empadinhas, e faça um furo no centro de cada uma, para sair o vapor.
Leve as empadinhas ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até que estejam douradas e assadas.
Desenforme as empadinhas ainda quentes, e sirva em seguida, ou deixe esfriar e guarde na geladeira, em um recipiente fechado, por até 3 dias.
Os benefícios dos ingredientes principais da empadinha com massa de guaraná
A empadinha com massa de guaraná, além de saborosa, também traz alguns benefícios para a sua saúde, graças aos seus ingredientes principais. Veja quais são eles:

O guaraná é uma fruta que contém cafeína, teobromina e teofilina, que são substâncias estimulantes, que aumentam a disposição, a concentração e o metabolismo. O guaraná também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Além disso, o guaraná tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e diuréticas, que ajudam a aliviar dores, inchaços e infecções.
O frango é uma carne magra, que fornece proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação e a manutenção dos músculos, dos ossos, da pele e dos cabelos. O frango também contém ferro, que previne a anemia, e vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico.
O tomate é um fruto que contém licopeno, que é um pigmento vermelho, que tem ação antioxidante e anticancerígena, especialmente contra o câncer de próstata. O tomate também é fonte de vitamina C, que fortalece as defesas do organismo, e de potássio, que regula a pressão arterial e a contração muscular.
As melhores ocasiões para servir a empadinha com massa de guaraná
A empadinha com massa de guaraná é uma receita versátil, que pode ser servida em diversas ocasiões, como:

Festas: A empadinha com massa de guaraná é uma ótima opção para servir em festas, como aniversários, casamentos, formaturas ou chás de bebê, pois é um salgado que agrada a todos os gostos, e que pode ser feito com antecedência, e aquecido na hora de servir. Você pode fazer a empadinha em tamanhos diferentes, de acordo com o número de pessoas, e decorar com salsinha, queijo ralado ou azeitonas.
Lanches: A empadinha com massa de guaraná também é ideal para servir em lanches, como café da manhã, da tarde ou da noite, pois é um salgado que sacia a fome, e que combina com bebidas quentes ou frias. Você pode fazer a empadinha em forminhas individuais, e servir em um prato ou em uma cesta, acompanhada de manteiga, geleia ou requeijão.
Entradas: A empadinha com massa de guaraná também pode ser uma ótima entrada, para abrir o apetite antes de uma refeição principal, como almoço ou jantar. Você pode fazer a empadinha em mini forminhas, e servir em uma travessa ou em um prato de petiscos, junto com outros salgadinhos, como coxinhas, bolinhos de queijo ou pastéis.
Outras receitas práticas que combinam com a empadinha com massa de guaraná
A empadinha com massa de guaraná é uma receita que combina com vários tipos de pratos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Se você quer fazer um cardápio completo, com outras receitas práticas e deliciosas, confira as nossas sugestões:

Salada de macarrão com atum: Uma salada fácil e rápida, que leva macarrão cozido, atum em lata, milho, ervilha, cenoura, maionese, sal e pimenta. É só misturar tudo em uma tigela, e levar à geladeira por 1 hora, para gelar e pegar o sabor.
Escondidinho de carne seca: Um prato típico da culinária nordestina, que leva carne seca desfiada, refogada com cebola, alho, tomate e cheiro-verde, coberta com um purê de mandioca, queijo coalho ralado e manteiga de garrafa. É só montar em um refratário, e levar ao forno por 15 minutos, ou até gratinar.
Torta de limão: Uma sobremesa refrescante e azedinha, que leva uma massa de biscoito triturado com manteiga, um recheio de leite condensado, creme de leite e suco de limão, e uma cobertura de merengue, feito com claras em neve e açúcar. É só montar em uma forma de fundo removível, e levar à geladeira por 4 horas, ou até firmar.
Conclusão
A empadinha com massa de guaraná é uma receita incrível, que vai deixar o seu dia mais gostoso e divertido. Você aprendeu como fazer essa delícia, desde a massa até o recheio, e também conheceu um pouco da sua origem, dos seus benefícios, das melhores ocasiões para servir e de outras receitas que combinam com ela. Agora, é só colocar a mão na massa, e se deliciar com o resultado.

Esperamos que você tenha gostado deste texto, e que ele tenha te inspirado a fazer a empadinha com massa de guaraná na sua casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou elogio, deixe um comentário abaixo, que nós vamos adorar saber a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar esse texto com os seus amigos, para que eles também possam aprender a fazer essa receita maravilhosa. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta